top of page
Logo Next1.png

O QUE FAZ?

next é uma empresa de tecnologia do ecossistema do Bradesco, atua como fintech e operadora de cartões de crédito e débito. Teve sua plataforma lançada em 30 de outubro de 2017, oferecendo uma nova solução para a sociedade hiperconectada.

O next em 2022 possui mais de 11 milhões de clientes e a cada vez mais tenta oferecer um portfólio mais completo de investimentos, seguros e conteúdos de educação financeira

O QUE EU FIZ?

Durante meu período atuei majoritariamente em transações, mas principalmente em tudo relacionado ao Pix. Benchmarks, pesquisa, teste, wireframe, arquiterura, interface, validação com desenvolvedores, troca de informacões com negócios e outras diversas áreas eram atividades comuns do dia-a-dia.

CONTEXTO DO PROBLEMA

Por conta da pandemia do COVID-19 tempos de crise se instauram em todo mundo, muitas pessoas perderam seus empregos, muitas empresas fecharam, tudo mudou. Nesse caos todo, empreender tornou-se uma luz no fim do túnel para quem estava desempregado ou a procura por uma recolocação no mercado de trabalho.

 

Nesse contexto, apesar no next ter somente contas para pessoas físicas, vimos quem em torno de 30% dos nossos clientes ativos usavam suas contas para empreender de forma MEI (Micro Empreendedor Individual), seja para receber por seus serviços/produtos ou para pagar fornecedores, etc...

 

Junto ao time de pesquisa e dados, fomos falar com esses "clientes MEI" e entender melhor como o next participava em sua rotina. Dentre os pontos levantados, vimos para realizar cobranças nossas funcionalidades só permitam o recebimento de Pix via chave ou por QR Code da chave, o que de fato não era um problema, mas era necessário o cliente enviar por mensagem sua chave Pix, valor da cobrança, especificar os detalhes do produto/serviço.

 

Dito isso, pensamos em um desafio:

"Como nós podemos trazer mais praticidade nas cobranças dos clientes MEI."

CONTEXTO DA SOLUÇÃO

Durante o processo de benchmark e pesquisa, descobrimos que alguns clientes utilizavam de plataformas de cobrança onde era possível definir valor, prazo de validade da cobrança, multas, juros, especificar os detalhes da cobrança, etc.. tudo via QR Code, o que gerava até mais integridade para o cobrador. Porém, ainda não utilizado por muitos seja por desconhecimento ou  por passar certa desconfiança ao compartilhar seus dados de conta para recebimento ou por haver tarifas ou limites na geração desses QR Codes.

 

Encontramos ai uma oportunidade! Pensamos em uma nova funcionalidade de "cobrar", partindo do princípio de uma criação simples de um QR Code, os clientes poderiam gerar uma cobrança e receber dinheiro instantaneamente em sua conta, sem custo e sem precisar compartilhar nenhum dado pois usaria sua própria chave Pix já cadastrada no next.

A SOLUÇÃO

Alguns pontos relevantes dessa jornada, com apenas um toque era possível gerar uma cobrança e além do QR Code também é disponibilizado uma página com todos os dados preenchidos pelo cliente. 

Jornada.png
LP.png

DIVULGAÇÃO

Com a idéia de apresentar a nova funcionalidade, em colaboração com o marketing criamos um material que foi disparado via app, e-mail e redes sociais, primeiramente para os clientes que identificamos MEI e depois para todos os demais.

Jornada.png

IMPACTO

Por questões de segurança do banco não posso dar muitos detalhes, mas de uma forma geral, no período de 20/07/22 a 20/09/22:

– 15% dos clientes considerados MEI passaram a utilizar o "Cobrar" no seu dia a dia,

– a jornada teve 30 mil acessos por dia,

– foi movimentado aproximadamente R$ 2,5 Mi através do cobrar.

bottom of page